Seguidores

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ouvimos falar... Mas afinal, o que é GORDURA TRANS e quais malefícios ela pode trazer?

A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. "Algumas carnes e o leite já têm essa gordura, mas em pequena quantidade. O que preocupa mesmo são as gorduras usadas pela indústria", explica Samantha Caesar de Andrade, nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo Horácio de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública da USP. A gordura vegetal hidrogenada faz parte do grupo das gorduras trans e é a mais encontrada em alimentos. Ela começou a ser usada nos anos 50, como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como gordura saturada. Acreditava-se que, por ser de origem vegetal, a gordura trans ofereceria menos riscos à saúde. Mas estudos posteriores descobriram que ela é ainda pior que a gordura saturada. Em geral, as gorduras vegetais, como o azeite e os óleos, são bons para a saúde. Porém, quando passam pelo processo de hidrogenação ou são esquentadas, as moléculas são quebradas e a cadeia se rearranja. Essa nova gordura é que vai fazer todo o estrago nas artérias.
Desde 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) obriga todos os fabricantes a indicar no rótulo a quantidade de gordura trans presente nos alimentos. Por outro lado, o Ministério da Saúde
((•)) Ouça este post

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Goiaba, uma boa fonte de vitamina C

Por Max Paulo Pavan


A maioria das pessoas não sabe, mas a goiaba contém mais vitamina C do que o limão e a laranja, constituindo-se em uma ótima fonte desta vitamina, sem falar que é mais doce e mais saborosa.

A vitamina C atualmente é uma das vitaminas mais conhecidas e utilizadas pela população em geral, e não é para menos, a vitamina C tem propriedades como auxiliar na produção de colágeno, melhorar a absorção de ferro, aumentar a imunidade contra doenças bacterianas e virais, entre outras.

A dose diária, recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 60mg/dia, o que equivale a dizer que um copo de goiaba, supre essa necessidade. ((•)) Ouça este post

Popeye e o mito do espinafre



Se alguma vez você comeu espinafre achando que ia ficar forte igual ao Popeye, já deve ter percebido que esse vegetal não é tão poderoso quanto promete o marinheiro nos desenhos animados.

O mito do espinafre começou com uma confusão muito tempo atrás, em 1870, envolvendo um pesquisador americano, o Dr. E. Von Wolf. Um artigo publicado por ele saiu com um erro de datilografia: faltou uma vírgula no número que indicava a quantidade de ferro do espinafre. O resultado foi que a verdura ficou parecendo que tinha dez vezes mais ferro do que realmente possuía.

((•)) Ouça este post
10 passos para alimentação saudável em crianças ((•)) Ouça este post